terça-feira, 22 de setembro de 2009

Orkut x Propaganda

Tem muita gente que reclama que as novas mídias sociais estão se “orkutizando”. Tudo começou com o Twitter, que antes estava restrito ao pessoal hype e hoje caiu nas graças do povo. Prato cheio para um#mimimi na rede, gerando tweets engraçados de pessoas perdidas tentando descobrir como funciona a ferramenta.Mas a orkutização não é um luxo do Twitter, pois até as propagandas já se orkutizaram. E o melhor exemplo desse movimento são as pérolas da Mearim Motos.

Para quem não conhece, a Mearim Motos é uma loja que vende motos Honda no interior do Maranhão, na cidade de São João dos Patos. O pessoal da Mearim, usando todas suas táticas de apelo aos jovens, usou referências pop nas suas propagandas. Com isso criou a sua versão do Hulk, Chaves, X-Men,Caverna do Dragão e He-Man.

A propaganda é produzida por uma galera (que aparentemente são os vendedores da concessionária) usando fortes doses de chroma key, uma câmera de vídeo qualquer e uma criatividade, um tanto quanto suspeita. A cidade de São João dos Patos, populares na rua e até os cachorros são aproveitados como cenários para as peças.

Resultado: uma obra ímpar da propaganda brasileira com direito até de piadas de humor interno (uma tática de publicidade arriscada). Com o vídeo feito, basta um clique para que ele caia na rede.

Com a facilidade que temos hoje, todo mundo pode sair criando suas obras, sejam músicas, vídeos e textos. Para quem conhece, sabe que o Garage Band cria em poucos minutos, músicas com uma qualidade muito aceitável, basta conhecer um pouco sobre música. A mesma coisa com a propaganda – basta conhecer conceitos básicos de filmagem e roteiro.

Acho que vai demorar muito até que as empresas atravessem todos os “terceiros” para criação de uma peça publicitária. Mas como está cada vez mais fácil criar usando as ferramentas existem, esse futuro pode um dia se realizar. E já deixo a dica, o próximo desafio será criar relevância.

Lá em 2007, a Mearim Motos já orkutizou suas propagandas. E se um dia eu estiver em São João dos Patos e precisar de uma moto, juro que compro na Mearim.

Retirado de: http://casadogalo.com/orkutizacao-da-propaganda

Nenhum comentário:

Postar um comentário