terça-feira, 25 de agosto de 2009

Uma rede social de Sucesso =)

Em fevereiro de 2005, três funcionários da PayPal lançaram versão beta de testes de um site chamado YouTube. Eles projetaram o site para que as pessoas pudessem compartilhar vídeos com o resto do mundo. Em novembro de 2005, a Sequóia Capital investiu mais de US$ 3 milhões no site e, um mês depois, o Youtube surgiu como um destino completamente desenvolvido na web.
Não demorou muito para o site se tornar popular e, em novembro de 2006, o mecanismo de busca Google comprou o Youtube por US$ 1,65 bilhões. O Youtube também já se tornou o centro de várias controvérsias. Uma das mais divulgadas envolve a quebra dos direitos autorais. O Youtube não vê os vídeos antes que apareçam no site - os membros carregam milhares de vídeos por dia. Às vezes, carregam programas de TV ou videoclipes de filmes para compartilhar com os outros. Se o membro do Youtube não tem o direito autoral do material, isso pode ser um problema. Outra controvérsia está crescendo hoje na própria comunidade do Youtube - a batalha entre a comunidade online e as empresas. O Youtube estabeleceu parcerias com grandes redes de televisão como CBS, NBC e BBC, e com organizações como Universal Music, a National Basketball Association (NBA - Liga Profissional de Basquete) e a National Hockey League (Liga Nacional de Hóquei). Algumas celebridades, como Oprah Winfrey e Paris Hilton, também já entraram no Youtube. Alguns membros acham que essas organizações ricas estão forçando o colaborador médio. Eles dizem que os vídeos dos usuários médios estão competindo com as pessoas e as organizações que têm grandes orçamentos e recursos, e alguns membros sugerem que esses grupos e celebridades estão usando métodos secretos e desonestos para assegurar que seus vídeos cheguem ao topo das listas do Youtube. Esse sucesso continua pois, cerca de 100 milhões de vídeos são vistos diariamente nas páginas do Youtube por internautas do mundo inteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário